O QUE É PLACA BACTERIANA?
A placa bacteriana é um aglomerado de consistência pastosa que contem micro restos de alimentos juntamente com bactérias, está placa fica acumulada na superfície dos dentes e em maior quantidade nas proximidades da gengiva. Como o próprio nome diz “placa bacteriana” ela contém bactérias e deve ser removida com frequência para evitar inflamações e infecções gengivais e ate mesmo a evolução para outros tipos de doenças.
O tártaro é a placa bacteriana calcificada e representa um risco para saúde bucal e do corpo, podendo ocasionar desde a perda de dentes até mesmo o agravo de outras doenças sistêmicas. Se faz necessário a remoção com instrumentos adequados e isto é parte da limpeza de rotina que visa a manutenção da higiene dos dentes e gengivas. Recomenda-se ao menos uma limpeza de rotina a cada 6 meses.
O que é tártaro?
O tártaro é a placa bacteriana calcificada e representa um risco para saúde bucal e sistêmica, podendo ocasionar desde a perda dental até mesmo o agravo de outras doenças sistêmicas. Se faz necessário a remoção com instrumentos adequados e isto é parte da limpeza de rotina que visa a manutenção da higiene dos dentes e gengivas. Recomenda-se ao menos uma limpeza de rotina a cada 6 meses.
O tártaro pode sim ser severamente mais prejudicial para algumas pessoas do que para outras, por exemplo pessoas com predisposição genética e portadoras de diabetes tipo I ou II que estejam descompensadas tem a circulação sanguínea das extremidades do corpo prejudicada, como é o caso da gengiva, e isto geralmente resultada em uma doença gengival chamada periodontite que é a infecção da gengiva em níveis mais profundos que se não tratada ocasiona a perda dental.
Está doença muitas vezes só apresenta sintomas de dor quando o dente está quase caindo, quando o mal cheiro está muito forte ou quando há mobilidade no dente. Portanto a limpeza regular pode prevenir esta situação desagradável que muitas vezes acarreta na perda dentaria.
Está doença muitas vezes só apresenta sintomas de dor quando o dente está quase caindo, quando o mal cheiro está muito forte ou quando há mobilidade no dente. Portanto a limpeza regular pode prevenir esta situação desagradável que muitas vezes acarreta na perda dentaria.
Fatores que podem influenciar no desenvolvimento da gengivite
Baixa higiene
Fumar ou mascar tabaco
Idade avançada
Baixa salivação
Baixa nutrição, deficiência em Vitamina C
Restaurações mal adaptadas, Dentes quebrados que dificultam a higienização.
Imunidade Baixa – HIV, Tratamento para câncer (quimioterapia).
Remédios específicos como Fenitoina (Dilantin, Phenytek) para tratamento de epilepsia , e alguns bloqueadores de cálcio usados para angina, pressão alta, e outras doenças.
Alterações hormonais como as relacionadas a gravidez, ciclo menstrual ou anticoncepcionais
Genética
Condição médica que envolva infecções virais ou fungicas
Clique no botão abaixo e
agende já sua avaliação!